quarta-feira, 13 de maio de 2009

A Produção e suas Personagens

Por Tati Rosset

Hoje foi um dia produtivo. Exalto ainda: Produtivíssimo. Por quê? Simples: eu relacionei o temo do post de hoje com as minhas duas matérias favoritas: Literatura e História Geral. Vou começar então.

O Maurício falou hoje de dois tipos de personagens normalmente encontrados em romances: a personagem plana e a personagem redonda. A partir desse slide (era um data show) eu comecei uma viagem, procurando sempre uma certa coincidência entre essas personagens e a vida real.

De acordo com o Maurício e os séculos de estudos literários, a personagem plana é uma personagem, digamos, previsível, que mantêm as mesmas características psicológicas do começo ao fim da obra. Enquanto as personagens redondas são exatamente o oposto: aparentam durante o livro ser de uma maneira, e de repente se transformam, agindo contra seus antecedentes, tomando atitudes nada convencionais, inesperadas.

Pois bem, a partir daí comecei a pensar sobre isso: A vida é como se fosse um livro não é? A partir do momento em que nascemos, temos uma página em branco (ou várias) para cada dia, para preênche-las com nossas decisões, histórias, risadas, tristezas. Se a vida é um livro, então nos somos a personagem do nosso livro (entende-se nossa vida), portanto somos personagens redondas ou planas. E qual personagem seria mais divertido ser? Que personagem eu sou?

Os intervalos se passaram, assim como as aulas de exatas (que não dão vazão alguma para os meus pensamentos), e cheguei à aula do meu querido Gian, que estava tratando sobre o meu período cultural favorito da história: O Renascimento (Shakespeare, Dante, Cervantes, Da Vinci sempre me atraíram). O Renascimento trata principalmente dessa tênue linha entre a razão e a emoção, a proporção, a ciência e a religião. Opa, rolou uma ligação, e então meus pensamentos da aula do Mau voltaram mais fortes do que nunca.

Olhando por certo ângulo, podemos ver que os personagens planos são a razão do Renascimento: eles (querendo ou não) agem de acordo com regras, suas próprias regras! São previsíveis, gostam de rotina, não fazem nada muito fora do normal, o que nos leva a concluir que sim, eles pensam antes de fazer alguma coisa. Já a personagem redonda é a emoção: é afobada, fala depois pensa, não leva as coisas muito a sério e do nada, quando você menos espera, toma uma atitude que nem você, e nem mesmo Deus, imaginariam que ela tomaria.

Adorei essa relação! E vim no metrô escrevendo sobre isso. Admito que não ficou tão bom quanto na minha cabeça, e que talvez metade dessas palavras não façam sentido algum, mas acho que é um ponto bom de partida. O próprio metrô é uma personagem(nessa caso redonda, porque eu nunca sei se vou pegar a estação da Sé cheia ou não) do meu livro e de mais milhares de pessoas!

Cheguei à conclusão que sou uma personagem redonda: eu sou muito mais emoção do que razão na maioria dos aspectos, eu falo e depois penso (e ai percebo a grande besteira que saiu da minha boca), e chego a conclusões muitas vezes equivocadas, pelo simples fato de que eu vejo, ai acho, e depois reflito.

É isso, sinto falta da minha querida Av. Paulista (desabafo, mas sinto mesmo), tava precisando ir lá.

Um comentário:

  1. Olá... vi a "fake-publicidade" desse blog numa comunidade do orkut. Fiquei curioso e entrei. Gostei das sacadas, pessoal. Parabéns!

    Sem demagogias, tem uns posts ótimo (e uns médios.. hehehehe)Mas no geral, achei maravilhoso. Esse das personagens achei fantástico. Enfim, sem mais delongas...! parabéns!!!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário :]