quinta-feira, 21 de maio de 2009

Brainstorm

Por Tati Rosset

Eu estava sem a menor inspiração hoje pra escrever algo no blog, acho que é porque gastei toda a minha criatividade durante a aula de redação, com um café numa mão e uma caneta na outra. Mas enfim, faz um certo tempo que não apareço por aqui (certo tempo? São quatro dias! Isso que é falta de compromisso com alguma coisa! Peço desculpas) e resolvi escrever algo, produtivo, mas menos significativo.

Como sempre acontece quando a inspiração me falta e as minhas crises do escritor me afligem, resolvi fazer uma viagem ao passado: peguei todas as cartas que recebi durante minha vida, reli históricos de MSN que não lia há muito tempo e até minhas agendas do fundamental receberam sua dose de leitura hoje.

É incrível o quanto me divirto lendo as besteiras que eu já pensei e escrevi, e aposto que quem vê as fotos de um passado não tão distante também sente a mesma coisa que eu sinto lendo o que já escrevi.

Sempre que leio essas coisas que tanto marcam minha vida, as frases que normalmente me vem à cabeça são coisas do tipo: “como eu pude escrever isso?”; “eu não sabia que coisa se escrevia com S e não com Z?”; “Gente, como eu pude me empolgar com uma atitude besta dessas?”.

Na época eu tinha uns 12 anos, não tinha personalidade formada, não tinha nada formado, era mais cabeça oca que a maioria das meninas da minha idade (exagero mode on), e hoje é normal pensar uma coisa dessas, afinal graças a Deus as pessoas evoluem! Agora, mas e quando você chega na chamada “idade adulta”? Sua personalidade está formada, do que você gosta e não gosta também. Você sabe definir se é um solo de guitarra ou um cara cantando músicas meladas que te fazem feliz, você sabe escolher as suas amizades, você se junta com pessoas que se pareçam com você e blah blah blah...

Mas até onde isso é verdade? Afinal, afinidade é uma coisa, mas ser parecido é outra. Nunca na existência da terra terão duas pessoas iguais! Cada um com seus defeitos e com suas virtudes! Mas até onde nós sabemos definir o que é certo e errado? Educação? Convivência? Cultura? “Desligue a televisão e vá ler um livro”?

Não sei, juro que não sei. Sei do que gosto, e sei também do que não gosto. Sei que o que escrevi ontem é besteira pra mim hoje, e talvez o que escrevi hoje será ridículo pra mim amanhã! Sem medo de errar, sem falsas impressões a passar. Apenas o que você é naquele momento, uma unidade, uma pessoa única.

Voltando de metrô pra casa hoje percebi que o meu horário favorito de São Paulo é 5:30, 6 da tarde. O sol bate num ângulo perfeito nos prédios, o céu esta no esplendor de seu azul acinzentado e as pessoas circulam com mais furor que normalmente circulam (tanto as pessoas como os helicópteros). Quem mais será que vê a cidade do jeito que eu vejo? Acho que ninguém pensa nisso quando ta no metro lotado. E sabe por quê?

Porque eu, você, e todo mundo, somos únicos; Insubstituíveis e inesquecíveis.

Um comentário:

  1. orrraaa, puta texto!!!Cara, já me peguei com estas indagações tambem..Descobri que não existe afinidade e coisa e tal, existem sim pessoas que nos fazem felizes, e isso basta!Se temos afinidades, não importa!se somos iguais?espero que nunca, deve ser chato! mas se me faz feliz, aí pega e muito...nada melhor do que vc estar com uma pessoa que faz vc se sentir bem!!É isso aí garotos..belo blog,e ah, também adoro SP no crepusculo, lindo, admirável!!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário :]