quinta-feira, 4 de junho de 2009

A Farsa dos Dezoito Anos.

Por Tati Rosset

Eu lembro que desde os primórdios da minha infância, eu ouvia a célebre frase: “quando você tiver dezoito anos...”. Pois bem, a pessoa que vos fala, e o companheiro de blog dela, que estão muito desatualizados, por sinal, fizeram dezoito anos nessa ultima semana. Geminianos que somos, eu no dia trinta de maio, e ele no glorioso primeiro de junho. Dezoito anos completos, começamos a analisar a nossa vida com a perspectiva da maioridade.

Eu posso ser presa e não sair com a ficha criminal limpa depois disso, mas até ai não faz diferença alguma, afinal eu nunca planejei matar/roubar/esquartejar ninguém até hoje. Eu também posso comprar bebida alcoólica, como se num país como Brasil eu já não conseguisse fazer isso antes! Respondo por praticamente todos os meus atos, mas que ser humano não responde?

Eu queria tanto sentir a diferença de fazer dezoito anos que quando acordei no dia do meu aniversário, sentei na cama e expirei o ar o mais profundamente que consegui. Resultado: o ar era o mesmo de ontem, que provavelmente era o mesmo de quatro anos atrás. Meus amigos continuam os mesmo, a minha individualidade também. E foi ai que eu comecei a pensar sobre aquela famosa frase: “Dezoito anos só se faz uma vez na vida”.

Essa é, sem dúvida, a frase mais incoerente que eu já ouvi em toda minha vida! É claro que dezoito anos só se faz uma vez na vida, assim como os dois anos, os sete, os dez, o quinze, os quarenta e três...

Todo aniversário só se faz uma vez na vida, então é simplesmente ridículo achar que só porque você fez dezoito anos, e que na teoria é uma idade já pré estabelecida pela sociedade como “comemore meu chapa”, que algo tem que ser diferente.

A única real diferença que estou sentindo é o tempo. Todo mundo fala que o tempo passa muito mais rápido conforme você vai “envelhecendo”. É verdade, parece que foi ontem que eu fiz quatorze, que eu pensava “mais quatro anos são os dezoito”, e cá estou eu, já com dezoito anos, e o tempo passou tão rápido, e parece que passa voando cada vez mais. Isso é um pouco ruim, é como se a melhor fase da minha vida fosse passar voando, na frente dos meus olhos.

Portanto, meus caros amigos leitores, não se deixem iludir pelo sonho de fazer dezoito anos. É ótimo, como qualquer outro aniversário, mas sua vida não vai mudar radicalmente por que você fez dezoito anos, pois isso é só uma faixa cronológica, o que importa mesmo é a sua cabeça por dentro. Não importa a idade, não podemos nunca envelhecer. Amadurecer sim, envelhecer jamais!

E só pra constar, eu estava com meus amigos comemorando no bar, como é de costume. Fui comprar uma cerveja, pra ver se pelo menos ai alguma coisa ia mudar. Não mudou nada, eu comprei como sempre compro, eu bebi como sempre bebo, e joguei papo pro ar, como sempre jogo.

E quase ia me esquecendo! Sofia, amiga mineira, a base da minha alimentação desde o começo do ano tem sido café, pão de queijo e molho shoio. Portanto, agradeço o parabéns com café e pão de queijo, são os alimentos que fazem a minha manhã!

5 comentários:

  1. Quer uma diferença Tati? Tirar carta de motorista... Sim, as coisas mudam...

    Rapha (conhece? hahaha)

    ResponderExcluir
  2. Belo Texto.. bela reflexão!

    ResponderExcluir
  3. Viver e não ter a vergonha de ser feliz.. acho que é isso que importa, na verdade... Ser feliz e tentar ao máximo fazer os outros serem também.. No mais, de dezoito pra cinquenta e nove, o melhor é estar com os amigos (numa mesa de bar ou viagem de fim de semana ou qualquer coisa que seja)...

    O povo quer colocar um só dia como especial... mas e se a gente pensar que todos os outros tbm são? Não seria bem melhor?

    ResponderExcluir
  4. é, pelo menos você pode tirar carta, ou seja, cerveja!

    ResponderExcluir
  5. Isso é a verdadeira verdade. A farsa dos Dezoito anos!!!!!
    Post cool :D

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário :]