segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Tudo vale a pena se a alma não é pequena.

por Tati Rosset

É só eu ficar um tempo afastada do blog que eu perco tudo que acontece! Primeiro de tudo, estou providenciando o post sobre minha visita já não tão novidade assim aos nossos visinhos argentinos! Não tardará em chegar, muita calma!

E segundo, e mais importante de tudo: quando eu fiz o post “x motivos para amar São Paulo” eu não esperava uma revolta de tamanha magnitude (esclarecendo o vocabulário: eu fiquei lendo a tarde inteira). A idéia com aquele post era transmitir o que eu penso sobre a minha cidade, onde nasci, fui criada e pretendo morrer. Eu não vou ser que nem o Lê e vou ficar me defendendo: sim, eu sou xenófoba e eu acho São Paulo o melhor lugar do mundo. Como toda cidade tem seus pontos negativos (muitos), mas eu acredito fielmente que os pontos positivos ultrapassam e muito os negativos.

Esse ano no cursinho eu percebi que sim, existem outros lugares fora da minha cidade. Nunca conheci tanta gente de Santo André na minha vida, tenho amigos do Acre, de Minas, cariocas, pernambucanos e inumeráveis caipiras de cidades do interior que eu nunca tinha ouvido falar! Sim, eles são diferentes, mas estão lá com o mesmo objetivo que eu: entrar numa boa faculdade, ter uma boa vida, fazer uma diferença no mundo. “Tudo vale a pena se a alma não é pequena”, já diria Fernando Pessoa. E ele tem razão, esses meus amigos definitivamente não tem a alma pequena, e adotaram a minha cidade com segunda casa deles, e eu fico feliz por eles, por que quanto mais pessoas fizerem isso, amiga mineira, mais pessoas terão acesso a cultura e ao conhecimento que esse meu pequeno universo fornece. Afinal, esse meu pequeno universo é formado por pequenas partes: um pouco pela lerdeza dos baianos, pelo jeito meigo e inocente dos caipiras, pelo espírito festeiro dos cariocas e pelo pão de queijo dos mineiros!

Sim, sou paulistana, sou a paulistana mais orgulhosa que pode existir. Hoje mesmo briguei com um amigo meu defendendo minha cidade, que não é minha, é de todos. Uma cidade, muitos países. Somos um mundo inteiro! Japoneses, italianos, alemães! Eu vivo e respiro São Paulo! Sou movida pela Av. Paulista e pelas arvores do parque do Ibirapuera! Passo minhas tardes indo de galeria em galeria e compro todos os meus produtos eletrônicos na Sta. Efigênia. Sou viciada em sebos, e acho que a melhor coisa do mundo é sair do Subway e ir pra Starbucks na Alameda Santos. Eu não me importo em pegar o metrô lotado pra ir até a Galeria do rock, e também não ligo pros mendigos que cantam durante o meu caminho até a mesma.

Eu acredito que passamos nossa vida inteira buscando quem somos, a que lugar pertencemos: pra minha sorte, eu já nasci no lugar ao qual pertenço! Pertenço as avenidas, a marginal Tietê e ao 60% de cinza que minha cidade possui!

Em relação a USP, fico feliz por você estar fazendo a 38ª melhor faculdade do mundo, porque afinal de contas você deve ter batalhado pra isso, assim como todas as pessoas que estão no cursinho hoje do meu lado batalham. Então, parabéns! Mas isso não tira o fato de você estar numa faculdade que pertence ao meu estado! Por isso, tire proveito disso, eu estou pagando os seus estudos!

Enfim, eu sou xenófoba sim, mas aprendi a conviver com isso! Tenho amigos maravilhosos dos quatro cantos do Brasil e fico feliz por isso, pois eles acrescentam um pouquinho mais de cultura a minha vida e a minha existência, aprendo com eles! E espero ao longo da minha vida fazer muito mais amigos de lugares inusitados. Mas isso não muda o que eu penso: a MINHA cidade É o melhor lugar do MUNDO. Com todos os seus defeitos. Minha São Paulo, sua São Paulo, nossa São Paulo.

Ela é de todos! E isso que a torna tão especial e única, como só ela é.

7 comentários:

  1. caralho!!!!
    belo texto paulistana....

    beijos!!

    ResponderExcluir
  2. não imaginei que fosse causar tanta polemica!!desculpa ae se magoei algm...É um previlégio mesmo estar na USP Tati, só eu sei o que eu me matei para poder vir pra cá e conseguir entrar lá...resumindo, sp é uma cidade que te dá muitas oportunidades, mas é muito cara!!Esta é uma cidade de milionários...cresci mto aqui, mas apanhei bastante..trabalhei até no mc'donalds pra poder me sustentar (meu pai não tem grana, não sei o que é estudar em colégios como os que vcs têm aqui)só sei que estou vencendo e isto é o que importa. Valeu Leandro pelo apoio,te acho mais simples e mais humilde que a Tati, ela deve ser filhinha de Dr. hahahah, mas apesar de toda burguesia que ela exala ela é autentica, palmas para ela...vou passar aqui com frequencia, é divertido..
    beijos..

    Maria Luiza ( a mineira indignada!!) e ahhh Tati agradece teus pais por me pagarem a faculdade, valeu mesmo!!

    ResponderExcluir
  3. por Tati: Sou sua fã Maria Luiza! Sério, espero poder ser sua parceira de USP ano que vem! Adoro quando desafiam minha inteligência e me mostram que a minha teimosia é um tanto quanto irritante as vezes! Passe aqui o quanto quiser, sério!
    E você não causou polêmica, só que eu tinha que me defender né? HAHAHAHAHAHA.

    ResponderExcluir
  4. Assim como você, também sou fã de SP! Apesar de não ter nascido aqui, adotei a cidade como o meu lar.
    Sobre o cursinho, concordo que não existe lugar melhor para conhecer gente de todo o Brasi, HAHA :]

    ResponderExcluir
  5. hahahaha está pagando o caralh*. aposto que estamos tratando de um típica burguesinha e filhina de papai de classe média alta. portanto querida, agradeço aos seus pais mesmo. desculpa. mas é que eu odiei o seu jeito arrogante. certamente tem um conhecimento, porém leviano, de outras culturas e vê "subway's and starbucks" como formas de exaltar o seu orgulho paulistano...deprimente

    ResponderExcluir
  6. meo, a galera realmente me odeia! acho que vou parar de escrever no blog!

    HAHAHAHAHAHAHA.
    burguesinha/mode on.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário :]