segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Tudo vale a pena se a alma não é pequena.

por Tati Rosset

É só eu ficar um tempo afastada do blog que eu perco tudo que acontece! Primeiro de tudo, estou providenciando o post sobre minha visita já não tão novidade assim aos nossos visinhos argentinos! Não tardará em chegar, muita calma!

E segundo, e mais importante de tudo: quando eu fiz o post “x motivos para amar São Paulo” eu não esperava uma revolta de tamanha magnitude (esclarecendo o vocabulário: eu fiquei lendo a tarde inteira). A idéia com aquele post era transmitir o que eu penso sobre a minha cidade, onde nasci, fui criada e pretendo morrer. Eu não vou ser que nem o Lê e vou ficar me defendendo: sim, eu sou xenófoba e eu acho São Paulo o melhor lugar do mundo. Como toda cidade tem seus pontos negativos (muitos), mas eu acredito fielmente que os pontos positivos ultrapassam e muito os negativos.

Esse ano no cursinho eu percebi que sim, existem outros lugares fora da minha cidade. Nunca conheci tanta gente de Santo André na minha vida, tenho amigos do Acre, de Minas, cariocas, pernambucanos e inumeráveis caipiras de cidades do interior que eu nunca tinha ouvido falar! Sim, eles são diferentes, mas estão lá com o mesmo objetivo que eu: entrar numa boa faculdade, ter uma boa vida, fazer uma diferença no mundo. “Tudo vale a pena se a alma não é pequena”, já diria Fernando Pessoa. E ele tem razão, esses meus amigos definitivamente não tem a alma pequena, e adotaram a minha cidade com segunda casa deles, e eu fico feliz por eles, por que quanto mais pessoas fizerem isso, amiga mineira, mais pessoas terão acesso a cultura e ao conhecimento que esse meu pequeno universo fornece. Afinal, esse meu pequeno universo é formado por pequenas partes: um pouco pela lerdeza dos baianos, pelo jeito meigo e inocente dos caipiras, pelo espírito festeiro dos cariocas e pelo pão de queijo dos mineiros!

Sim, sou paulistana, sou a paulistana mais orgulhosa que pode existir. Hoje mesmo briguei com um amigo meu defendendo minha cidade, que não é minha, é de todos. Uma cidade, muitos países. Somos um mundo inteiro! Japoneses, italianos, alemães! Eu vivo e respiro São Paulo! Sou movida pela Av. Paulista e pelas arvores do parque do Ibirapuera! Passo minhas tardes indo de galeria em galeria e compro todos os meus produtos eletrônicos na Sta. Efigênia. Sou viciada em sebos, e acho que a melhor coisa do mundo é sair do Subway e ir pra Starbucks na Alameda Santos. Eu não me importo em pegar o metrô lotado pra ir até a Galeria do rock, e também não ligo pros mendigos que cantam durante o meu caminho até a mesma.

Eu acredito que passamos nossa vida inteira buscando quem somos, a que lugar pertencemos: pra minha sorte, eu já nasci no lugar ao qual pertenço! Pertenço as avenidas, a marginal Tietê e ao 60% de cinza que minha cidade possui!

Em relação a USP, fico feliz por você estar fazendo a 38ª melhor faculdade do mundo, porque afinal de contas você deve ter batalhado pra isso, assim como todas as pessoas que estão no cursinho hoje do meu lado batalham. Então, parabéns! Mas isso não tira o fato de você estar numa faculdade que pertence ao meu estado! Por isso, tire proveito disso, eu estou pagando os seus estudos!

Enfim, eu sou xenófoba sim, mas aprendi a conviver com isso! Tenho amigos maravilhosos dos quatro cantos do Brasil e fico feliz por isso, pois eles acrescentam um pouquinho mais de cultura a minha vida e a minha existência, aprendo com eles! E espero ao longo da minha vida fazer muito mais amigos de lugares inusitados. Mas isso não muda o que eu penso: a MINHA cidade É o melhor lugar do MUNDO. Com todos os seus defeitos. Minha São Paulo, sua São Paulo, nossa São Paulo.

Ela é de todos! E isso que a torna tão especial e única, como só ela é.

domingo, 30 de agosto de 2009

I love MG

Post rápido só para responder o comentário da mineira indignada (:

Fii! calma =P
1º o post da tati é realmente bem tendencioso e talvez até arrogante mas você tem que concordar que é apenas a opinião dela e eu não concordo com metade da lista. Tenho certeza que você também faria facilmente uma lista exaltando x motivos que, PARA VOCÊ, a sua cidade em Minas é a melhor do mundo.

2º Você também é totalmente preconceituosa quando diz "Vcs paulistanos são extremamente arrogantes quando se referem a sua cidade.". Eu não sou assim. EU AMO São Paulo mas eu reconheço que em Curitiba, por exemplo, as pessoas vivem melhor.

3º Eu não tenho problema nenhum com pessoas de outros estados. Esse ano eu fiz amizades com pessoas de Rondônia, Mato Grosso, MINAS GERAIS, Pernambuco e até mesmo do Acre! Eu adoro dividir a minha cidade com essas pessoas e aprender coisas novas com elas e eu adoro também os sotaques. O que a Tati disse sobre "xenofobia com sotaques" é a clássica piadinha que rola todos os dias no cursinho de que paulistano não tem sotaque.

E por ultimo, valeu por me chamar de filhinho de papai. Nem meu pai me chama mais de filho ultimamente...

mil beijos pra você!
Leandro M.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

19:19

chegou o vagão, entrei... não... me expremi entre as pessoas para conseguir entrar. Era só mais um dia como qualquer outro. Acabado, exausto, olhei ao redor.

A primeira vez que a vi, me pareceu só mais uma naquela minhoca de metal, ela era comum, tediosamente comum, tinha um nariz comum, pernas comuns, roupas comuns. Melhor, ela era feia, estranha. Sim! Estranha e totalmente desinteressante.

Na segunda vez que a vi, achei graça. Ela era irritantemente atrapalhada e não conseguia se segurar. Ela já não parecia mais tão feia, talvez fosse pena pela situação...mas... havia algo nela... os olhos, sim talvez fossem os olhos. Olhos de ressaca? Haha! Adoro pensamentos literários aleatórios.

Mas aí, ela se desequilibrou e segurou meu braço.

Na terceira vez que a vi já não sei o que aconteceu, nossos olhos se encontraram e trocamos experiências, preferências, gostos e sonhos sem dizer uma única palavra. Ela fazia arquitetura e falava Francês, morava fora de são Paulo, gostava de Chico, Boys Like Girls e tudo o mais que a fizesse feliz. Na verdade... não sei de nada. Nunca tive a real oportunidade de saber seu nome. Chegou a sé e o fluxo levou embora mais um amor de metrô.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Rolê pelos Andes

Por Leandro Molina

Aproveite as férias extendidas, faça sua mala e vá para o lugar mais distante que as milhas do cartão de credito permitirem. Fica aí a dica de viagem com baixos custos.

No meu caso, foi Santiago do Chile a cidade escolhida para a viagem do ano. Na verdade, eu estou sentado no banheiro dessa pocilga que eu carinhosamente chamo de hotel escrevendo este post =D (som de descarga)

Bom, agora que estou confortavelmente sentado neste maravilhoso sofá de hotel de 20 reais a diária vou lançar pelo celular minhas palavrinhas ao relento e a você, querido leitor.

Santiago é uma cidade muito interessante (momento Amaury Junior). À primeira vista, você pode se sentir na Europa ou nos bairros mais chiques de São Paulo... Mas logo aparecem as chilenas cara de bolacha e você retorna feliz aos países em desenvolvimento da América latina.

Santiago pode proporcionar novas experiências muito interessantes! Afinal, pela primeira vez na minha vida, eu pude ver neve! E digo a vocês... Parece muito com raspadinhas da praia! Só que sem leite condensado e groselha nhaaaaam! Falando em guloseimas, aqui é a terra das empanadas! São esfihas de carne gigantes... Recomendo. É também a terra dos vinhos sul americanos e do pisco! Pisco é uma 51 feita de uva ao invés de cana de açúcar, muito bom!

Santiago é uma cidade em que a influência estrangeira é gritante. As escolas, por exemplo, todas tem nomes do tipo "escuela francesa" "escuela alemana" "escuela italiana"....e as meninas usam aquelas roupas de colegial estilo rebelde. Não que eu assista,claro. Mas era bem legal :D (a roupa!)

Tem também uma avenida de nome difícil com 1 starbucks a cada 400 metros entre lojas da luis vitão,jorge armando e lacoste. Fica no bairro de los condes e el golf...da pra ver que é aqui que se esconde "lá crema de lá societá" chilena. E de fato a high society daqui consegue dar um chocolat na brazuca. Pena que são feios MUAHAJAJAHAHAH

No último dia eu visitei o centrão da capital e pareceu bem bacana com seus calçadões largos cheios de camelôs e pedintes pra paulista nenhum botar defeito e fazer com que os turistas brasileños se sintam realmente em casa. Eles também tem um mercado municipal, mas o deles nem se compara ao de sampa... É meio sujo e tem vários bolivianos ao bom estilo "estou no brás"... mas é aqui que eles vendem o king crab: um caranguejão gigante que custa 50000 pesos! Dá quase 200 reais esse pedaço de carcaça vermelha. Consciente da quantidade de pesos disponíveis no bolso preferi almoçar no mcdonalds e foi muito gostoso.

Amanha será meu regresso a sampa! Deteesto arrumar malas... Ainda bem que eu trouxe minha mãe junto \o/

Só me resta agora curtir os últimos momentos de frio cortante,assistir chaves não dublado e tomar um vinho chileno! Como diria meu professor de história no twitter... Casillero del diablo, cabernet-sauvignon, 2008

Hasta luego!

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

X motivos para se amar São Paulo

Por Tati Rosset

1-A maior (e melhor) cidade da América Latina.
2-A única na rota internacional de shows do Brasil.
3-Um dos metrôs mais limpos do mundo.
4-Possuidora do time que já venceu Barcelona, Milan e Liverpool.
5-Berço nacional da música.
6-Dona do maior centro financeiro da América Latina.
7-Guardiã do maior desenvolvimento da história mundial.
8-Possui uma das mais tradicionais faculdades de direito.
9-A fog toda manhã gélida, no maior estilo Londres.
10-As estações bem definidas.
11-A capital da cultura!
12-A arquitetura tradicional e moderna intercaladas com perfeição.
13-A liberdade de sair e comer alguma coisa, não importa a hora.
14-Os degraus do prédio da Gazeta.
15-As horas na FNAC.
16-Os milhares de reais gastos em café na Starbucks.
17-A virada cultural no anhangabau ao som de muito rock.
18-As milhares de galerias que vendem de CD's raros a roupas.
19-A gratidão de seguir a marginal Tietê até o litoral norte.
20-O mercadão municipal e seu yaksoba e lanche de mortadela.
21-A 25 de março, o paraguai made in china brasileiro.
22-Passar horas comprando tecnologias inuteis na Santa Ifigênia.
23-ir no Bar do Léo depos de comprar essas tecnoligias inúteis.
24-Sair de um show no Morumbi e ir comer do Fridays.
25-Ficar em dúvida se come no Outback ou na Pizza Hut.
26-Pegar a seção da meia noite daquele filme cult que ninguem conhece.
27-O típico sotaque paulistano, cheio de "meus" e "putas".
28-A também tipica xenofobia com outros sotaques.
29-Os mangás japoneses da Liberdade.
30-Ter uma das melhores faculdades do mundo.


Continua...