quinta-feira, 30 de abril de 2009

Imprevisível ou inconstante?

O tema do dia é imprevisibilidade! A Tati gosta de chamar de inconstância ou efemeridade, mas eu prefiro... Imprevisibilidade! Nada como a boa simplicidade pra falar de imprevisibilidade na cidade! Ah! Nada como rimas pobres para dar um ar gracioso ao texto.

Imprevisibilidade é uma coisa bem interessante por que nos tira da rotina, nos liberta! Se amanhã cair um disco voador verde limão em plena Avenida Paulista vai ser horrível, uma grande tragédia, pessoas vão morrer e etc mas... caramba! Um disco voador verde limão em plena avenida Paulista?? Porque?? QUAL O SENTIDO DISSO? Exatamente.

Coisas sem sentido algum, ou também chamadas de aleatórias, são o que dão graça à tão simples vida na terra. Imagine se todo dia que você acordasse você soubesse exatamente o que vai fazer e fizesse sempre a mesma coisa? Chato!

Isso me lembra um filme chamado “Mais estranho que a ficção” (stranger than fiction) É um filme bem legal. Fala de um cara que tinha uma vidinha bem pacata e regrada, e de repente tudo mudou de um jeito bem... aleatório!

Mudando aleatoriamente de assunto, vou falar algumas palavras sobre a gripe do porquinho.

E, por incrível que pareça, não tem nada a ver com o desempenho do Palmeiras. Minha amiga veio me perguntar qual era minha opinião a respeito da nova doença que, na quarta feira, foi elevada ao nível de pandemia pela OMS. O que me deixou muito feliz porque eu me senti como uma pessoa que tem uma opinião importante para alguém! Então, querida Talita, esse post é para você! Uma pessoa que, eu sei, é aleatória!

Bom, minha aguardada opinião sobre ela é que eu não tenho opinião. É! Nem tenho. Claro que devemos ficar preocupados mas a medicina já evoluiu tanto que é bem difícil uma nova peste negra ou uma “neogripeespanhola”. Vamos ver no que dá! Mas, até lá, vou comprar minha máscara.

Beijos e abraços e fiquem com o post da Tati que tem um título bem... aleatório.

Leandro M.


Ps : resolvi procurar no dicionário o significado de efêmero depois de escrever este texto e descobri que não tem nada a ver com imprevisível e sim com inconstante mesmo... peço desculpas mais uma vez. Eu sou um idiota.



Síntese Geminiana

por Tati Rosset

Eu acho que as pessoas deveriam ser mais efêmeras. Não estou falando isso só pra usar palavras difíceis ou pra dizer “o cursinho mudou minha visão intelectual do mundo; experimente você também!”, mas porque é algo realmente interessante.

Existe algo mágico na inconstância, pois a inconstância torna algo ou alguém completamente imprevisível. Oras! O mundo é imprevisível” Aposto que ninguém imaginou que no meio de uma mega crise mundial, ia ter praticamente uma nova gripe espanhola!

O mundo é efêmero! Por que não podemos ser também? A vida é maravilhosa justamente por ser imprevisível! Imagine só se soubéssemos o que vai acontecer amanhã: “Poxa, olha isso! Amanhã o Élcio vai faltar! Não vou mais no Anglo.”. Que coisa mais sem graça!

Portanto, todos deveríamos ser efêmeros (efêmeros, não bipolares). O mundo ficaria mais divertido, trocariamos mais informações e teriamos mais experiências para compartilhar. Seria um equilibro completo na inconstância!

Fica a dica: o ser humano seria absolutamente irresistível se fosse mais efêmero

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Greve? Bolívianos? Careca no ônibus? todos.

Mais uma vez falando de experiências! Só que, desta vez, não foi tão agradável.
Voltava eu, alegre e contente, de um simulado de desenho no bom e velho ônibus "Terminal Pq. D. Pedro II" que eu carinhosamente apelido de "PQP" por algum motivo... ãã... bom, subi no onibus em marrocos na boa e lotada 23 de maio e segui o clássico caminho praça joão mendes - sé - Pq. D Pedro II. O problema foi que logo que passei pela praça eu notei um transito anormal até mesmo para o horário ( 4 e meia da tarde) e ao olhar pela janela pude ver alguns onibus elétricos parados ao longo da rua e a situação foi piorando até que na rua do terminal estava impossível trafegar.

Como todo bom paulistano eu já pensei "motoristas filhos da puta já estão fazendo greve de novo!". SP Trans, por favor, pare de gastar dinheiro com doces e dê um aumento pra esses seres e talvez um pouco de educação também. Mas tudo bem, isso não me abalou. Aceitei a suposta greve como uma mensagem divina para, finalmente, conhecer a tão famosa 25 de março! (sim, eu nunca tinha ido na 25 de março). Desci em frente ao poupatempo e fui andando até a já citada rua... ao chegar, senti que estava em outro país graças à quantidade absúrda de bolivianos que existem lá. Realmente, o Márcio não estava mentindo.

Mas, calma. Não vamos deixar a xenofobia estragar o passeio, não é mesmo? Aproveitei a oportunidade para praticar porque mi español és fueda. Valeu a pena, consegui um desconto de 20% em um belo Ray Ban (eu não comprei, foi só pelo prazer de negociar). E não foi só na prática do espanhol que o passeio valeu, descobri que, no centro de são paulo, maconha se chama chá verde e todos os camelôs testam DVD na hora. Foi interessante a parte do camelô porque ofereceram High School Musical 4 para eu levar para a minha irmã mais nova. O que foi muito legal porque : 1º não existe HSM 4 ainda e 2º eu não tenho irmã mais nova.

Voltei para o meu querido e fedido terminal PQP. No caminho estava rolando um belo forrózão regado a cerveja quente e churrasco grego, eu amo São Paulo! Entrei no ônibus que me levaria ao meu querido lar e comecei a escrever esse post. Estou escrevendo em pé no ônibus! Isso que é vício. Do meu lado direito tem uma garota falando que no escritório que ela tabalha tem um cara da USP e ela morre de inveja. 2 pessoas à minha esquerda tem uma mulher reclamando de que desde que veio do nordeste ela só se fodeu (CIC) e vai voltar nesse feriado. Olha só! 2 tópicos da aula de geografia confirmados : existe um fluxo contrário de nordestinos e bolívianos vêm em comboios pra São Paulo. Na minha frente tem um cara me encarando e ele deve estar pensando "o que esse idiota está fazendo com um caderno na mão?". ESTOU FALANDO DE VOCÊ CARECA! hahaha! eu estou fazendo desenhinhos do papa Gregório comendo o seu cú neste exato momento e você nem imagina. Agora fiz uma caricatura do Will Smith dizendo "EU RI".

O ônibus começou a andar e eu fui obrigado a parar de escrever. Depois de um tempo de solidão causado pelo fim da bateria do meu iPod (que não foi vendido por um boliviano), resolvi perguntar para o cobrador o motivo daquele monte de ônibus elétrico estar parado na rua, foi mais ou menos assim :

- Ow véi, qui qui aconteceu que esses busão tão parado ai? É greve dos carinha de vermelho? (comunistas malditos, pensei)
- Greve nada truta, é que deu pau na linha elétrica ai os caras não conseguem andar.
- ...

Motoristas, me perdoem. Eu sou um idiota
Por Leandro M.

terça-feira, 28 de abril de 2009

Socorram-me subi no ônibus em Marrocos.

O que tem a ver? nada! mas é uma frase que eu adoro e a primeira palavra tem tudo a ver com o que eu vou falar. SOCORRAM-ME!
Ah, se você ler de trás para a frente fica a mesma frase, é muito legal. ps : 'ovo' também.

Porque socorram-me? porque reforços virão para ajudar esse pobre e precário blog! (palmas)
O nome dela é Tati Rosset e é uma queridíssima amiga que compartilha de toda a nerdeza do meu atual cotidiano do Anglo e estudou frequentou a mesma escola que eu por 3 anos.

bom, aí vai o primeiro post dela.
Leandro


Quando não existem títulos bons o suficiente...

Nada melhor do que não dar títulos (fica a dica).

Inspirada pela cena pseudo Cult intelectual a qual me encontro (will smith vai aqui), pelo blog de um dos melhores amigos e pelas idéias da minha mãe (que por sinal não sabe o que esta fazendo ao me incentivar a criar um blog com esse mesmo melhor amigo), resolvi escrever algo para colaborar com a cena cultural independente que hoje invade a internet.

Decidi, finalmente, falar sobre São Paulo. Nada melhor do que começar o seu primeiro texto do seu décimo quinto blog com o tema que você mais ama defender. Como eu e o Lê (vulgo Leandro, o dono do blog) somos Paulistanos convictos e apaixonados, nada seria mais perfeito.

Não me entendam como xenófoba ou arrogante (adjetivos comuns tanto para geminianos, quanto para paulistanos), mas essa é a melhor cidade que pode existir. Nenhuma cidade tem o charme do largo São Francisco, ou a classe da Praça da República.

Nasci em plena Avenida Paulista, e me parece que até hoje, só de ir lá, me sinto renovada. Sendo para ter uma tarde burgues-capitalista tomando Starbucks, ou simplesmente uma tarde de vadiagem pela FNAC e pelo prédio da Gazeta. Às vezes, so de passar por lá de carro já me sinto bem.

Enfim, não há lugar como aqui. E a julgar a futura virada cultural, não há mesmo. Uma virada cultural, uma experiência única, uma junção de gostos, povos, culturas, e tudo com o cenário de quase meio milênio de existência, onde conviveram bandeirantes, índios, italianos, estudantes que não são considerados estudantes (desabafo) e muitos outros tipos que não seriam suficientes para serem descritos aqui.

É amor demais pra mim, por hoje fico por aqui.
Tati

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Sobre o que escrever?

Caramba! o Papa Gregório não me inspirou o suficiente para ter assunto a ponto de rechear um blog. Me tornei um "quase blogueiro" há pouquíssimos horas e já estou sofrendo do assustador mal da "crise de escritor", ou seja lá como se chama.
Achei um assunto interessante para ser abordado... pensando nisso utilizei sabiamente a ferramenta Google e digitei "crise de escritor" e em seguida cliquei em "estou com sorte".
Apareceu um blog muito bacana e eu li a primeira linha do primeiro post que dizia :

Confissões de um escritor em crise.

Ontem me perguntaram o real motivo da literatura. (...)


Esse início me fez lembrar de uma aula de literatura que eu tive dias atrás... um pouco antes do meu feliz encontro com a revista e o Papa Gregório e me parece ser uma coisa bacana pra se falar .
O meu professor contou de quando ele dava aula em Campinas e um aluno perguntou "qual a utilidade de aprender literatura" e ele respondeu "do jeito que eu tô ensinando, nenhuma". Segundo ele, esse dia meio que mudou a vida dele e ele disse coisas bem bacanas que eu não vou transferir pro post para não perder a qualidade do discurso dele. Enfim, ele terminou com "eu faço de tudo para não ser um professor medíocre e de algum modo mudar a sua vida".

Querido professor, você conseguiu. Eu fiquei até pensando em mandar um bilhetinho escrito "mau mau, você é mara!" mas ia ser bem...digamos... estranho! Então vou mandar meu desabafo por aqui mesmo.
De algum jeito você me fez enchergar o Vinicinho(de moraes) como algo além de um carinha viciadinho em botequinho e uisquinho e papinho de mulherzinha em Ipanema. Não só o mestre Vinny mas até o Gregório de Matos tem uma certa mágica no meu dia a dia e, sempre que eu penso em "Pica-Flor", eu imagino um daqueles emotions de MSN com a foto do Will Smith escrito "EU RI" brotando no ar.

É engraçado ver como uma mudança de ares tão radical como esta (escola católica apostólica romana ---> cursinho) muda pra caramba a nossa cabeça. E não é questão de começar a pensar "Oh céus! tenho que estudar" mas é muito mais um amadurecimento intelectual... se é que eu posso dizer isso... relativo não somente à Química ou Física ou "quantos mls de cerveja dá pra comprar com a grana que a gente tem no bolso" mas.. ah, não quero falar sobre isso.

Continuei com a minha intensa jornada em busca de inspiração e me deparei com outro blog que dava algumas dicas de o que falar em um blog. Ele dizia coisas como escreva sobre "o que está acontecendo no momento". Santistas me perdoem mas... não consigo pensar em outra coisa que não seja o Ronaldo. Pula essa.

Logo depois ele disse : "É possível ser autêntico quando se escreve sobre algo que já foi discutido centenas de vezes? A resposta depende de você. A cada instante são publicadas novas páginas na Internet sobre o tópico que seu blog abrange, porém com uma qualidade duvidosa."
Eu não consigo ver nada mais duvidoso do que meu próprio blog. Aliás, nem temática certa o meu blog tem! imagina então eu tentar abordar os assuntos de forma diferente. Já sei, vou falar sobre o Sacro Império Romano como se fosse um jogo de futebol. Pula essa também.

E então : "Além de suas opiniões sobre temas corriqueiros, publique artigos sobre episódios e tópicos que ainda não foram explorados pelo mundo dos blogs.". Olha, desculpa mas... eu não consigo ver como isso pode me ajudar. Tá ajudou sim, agora eu sei que não é recomendado falar sobre a virgindade da sandy ou quantos anos tem a Hebe. Muito obrigado! (:

Quer saber? por hoje fica por aqui mesmo. Mas a busca pela inspiração continua ;]
Abraços!
Por Leandro M.

Experimental

Dias atrás eu li uma reportagem em algum lugar sobre "como ganhar ganhar dinheiro com um blog" e pensei : "caraaaaaca maluuuco!", virei a página, li sobre alguma outra coisa qualquer, fechei a revista e fui estudar o Sacro Império Romano.[/nerdmode]

Mas é claro que enquanto eu lia sobre a inacabável disputa de poder Papa vs Imperador não conseguia abandonar a idéia de criar um blog! Ficava desenhando o Papa Gregório correndo atrás de criancinhas em roma e pensando no blog... e lembrando dos super felizes tempos de sexta série quando eu tinha um blog! e era super legal. Eu passava o dia em sites como o kibeloco,humortadela e outros blogs da criançada roubando fotos engraçadas e piadas sobre coisas que eu nunca tinha visto na vida como "camisinhas olla! a camisinha dos papa dragão" ou então os males da cerveja. CARA! eu tinha 12 anos! nem passava pela minha cabeça ficar bêbado nessa idade. ãã.. tá, deixa queto.

voltando ao sacro império romano... ah! não, o blog. Bom! fiquei pensando "aah sem essas de criar blog pra ganhar dinheiro, vou criar só pra fazer as aulas monótonas de biologia do cursinho mais úteis e eu ter algum lugar pra colocar o monte de babaquices que eu escrevo durante as aulas... além de um relatório completo das melhores piadas nerds de cursinho já vistas!".
Uma bela ambição (:

Bom, como a maioria de vocês, queridos leitores (Lê-se: mãe), já deve ter percebido, é um blog experimental pseudo-cult intelectual e eu vou fazer o melhor para manter vocês entretidos e evitar ao máximo chingamentos! vou colocar videos bacanas do youtube e fotinhos do meu blog da sexta série.

Hasta luego!
Leandro M.